domingo, 29 de maio de 2011

A Felicidade da Confiança em Deus

"Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR."  (JR 17.7)

Como está a sua fé?
Você é capaz de enxergar aquilo que ainda não viu?
Você tem se apegado as promessas do Senhor e esperado nEle, ou tem deixado que as adversidades da vida o afoguem em seus pensamentos e medos?
Deus fica muito feliz quando sabe que Seus filhos confiam nEle imbativelmente.Mais


O que me inspira a escrever sobre confiança, são as situações pelas quais passo, e que me levam a confiar ainda mais em Deus.
Sabe, as vezes vemos na Bíblia, inúmeras passagens, trechos, falando sobre confiança, assim como histórias de pessoas que confiaram em Deus, e nós somos envolvidos pela alegria de ver o trabalhar do Senhor na vida dessas pessoas.
Contudo, quando chega nossa vez, as coisas parecem que não funcionar da mesma forma.Porque será?
Eu aprendi que a confiança é sinônimo de fé.E fé significa, da forma mais simples, acreditar.
Fiquei então, pensando sobre os motivos que nos levam a acreditar em alguém ou algo.
Quero destacar apenas dois: 
  • A capacidade da Pessoa em que se confia
  • As promessas feitas

Poder
Nós jamais iremos nos colocar a nossa confiança em alguém, se não acreditamos ou não vemos que este não nos pode ajudar.É quando paro e reflito nas palavras de Paulo a Timóteo: "...porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (1 TM 1:12)
Paulo tinha sua fé inabalável, pois sabia do quanto Deus era Poderoso.Ele conhecia ao Senhor de uma forma tão íntima, o sentia tão perto, ouvia sua voz...Não haveria motivos para desistir da sua caminhada ou jornada de pregar o evangelho.
Ele sabia de todas as promessas de proteção, sabia também que o seu galardão estava garantido certamente.
E um requisito principal para que a nossa fé esteja cada vez mais firme é conhecer ao Senhor.É saber em quem temos crido.
Nas adversas situações da vida, o  mais imprescindível pra nós é nos apegarmos a ELE ainda mais, e através dessas situações ELE nos faz conhecê-lo de forma mais íntima.

Promessas
Quando alguém nos promete algo, confiamos nele de acordo com a sua capacidade de realização.
Após cremos que Deus é capaz de fazer todas as coisas que precisamos, as suas promessas são a garantia que temos em todos os momentos que a nossa fé parece desfalecer. Quando o inimigo das nossas almas tenta no enganar com mentiras, as Promessas de Deus se tornam ainda mais vivas em nosso coração.O Espírito Santo nos faz lembrar das Palavras de Deus, elas se fazem de alívio para nossa alma.
Costumo comparar as promessas de Deus como algo que nos faz flutuar em meio as grandes tempestades da vida.Quando parece que nós vamos afundar e perecer, nos apegamos fortemente as promessas, lembramos das Palavras de Deus, e isso nos dá a certeza de que Ele cumprirá por certo o prometido.

Finalmente, a Palavra do Senhor nos diz em versículo anterior ao que tomei como base que "...maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e se aparta do Senhor" (Jr 17.5)
O homem que confia em coisas fúteis apenas, não tem nenhuma garantia de sucesso ou vitória.
Mas o profeta fala de forma enfática: "Bendito o homem que confia no Senhor".Sim, é feliz essa pessoa que confia no Senhor.Mesmo em momentos de grande dificuldades, essa felicidade é expressa na certeza de vitória."Será como a árvore plantada junto aos ribeiros de águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto."(JR 17.8)
Para aquele que confia no Senhor, mesmo em tempos difíceis há sempre esperanças, as suas folhas ficam verdes...Não há calor...as águas do ribeiro continuam dando forças para viver, o consolo do Espírito Santo é a força que enche de energia aquele que confia nas promessas do Senhor.
A Bíblia fala claramente: "...Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."(HB 10.38)

Que Deus abençoe grandiosamente a sua vida!

2 comentários:

  1. Oi flor, quanto tempo, que post lindo, crer no Senhor é aunica coisa na vida que não abro mão, parabéns por tão lindas palavras, fica na paz bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida!
    Que Deus continue a te ajudar.

    ResponderExcluir

Comente!