domingo, 10 de abril de 2011

Amado de Deus

Queria compartilhar com vocês, um texto muito convidativo, que li, do Jesus A. Romero.Fala sobre o Amor de Deus para com João abordando o assunto de forma abrangente aos discípulos e a todos nós.Enquanto você lê, te sugiro pensar se você tivesse, a oportunidade de conviver diariamente com Jesus aqui na terra, você perceberia esse amor assim como João o fez? Observe que não é o fato de Jesus ter subido ao céus, que dificultará a sua relação com Ele, e consequentemente o desfrutar desse amor tão sublime...Prossiga e entenda que você também é "o discípulo amado", assim como você é, em tudo o que faz, na sua vida diária... Leia Mais


Tradicionalmente, conhecemos o apóstolo João como "discípulo amado".
Tanto no evangelho que  leva seu nome, como em suas cartas à Igreja foi João quem escreveu a declaração mais poderosa e completa do Amor de Deus: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna(João 3.16)Foi também João que nos fez entender  que Deus é amor quando disse: "Aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor".

O que dava a João essa visão tão clara do Amor de Deus?
Se nos pusermos a analisar  um pouco sobre o título que a tradição deu a João: "Discípulo Amado", descobrimos algo muito interessante.Este título lhe foi dado baseado em declarações que os evangelhos fazem sobre o Amor de Jesus por João, porém o único evangelho que faz essas declarações é o evangelho escrito pelo próprio  apóstolo João. Aqui estão algumas dessa citações: JO 13.23; 19.26; 20.2-3; 21.7,20.
 Nem Mateus, nem Lucas ou Marcos fazem referência alguma ao amor que Jesus tinha a João.
Interessante, não é?
Parece que o único que notava o quanto Jesus o amava, era João mesmo,e nós lhe demos este título baseados no que Ele mesmo escreveu sobre o que Jesus sentia por Ele.

E então somos obrigados a perguntar: Será que Jesus amava mais a João do que aos outros discípulos?
As passagens acima mencionadas, nos dizem que Jesus amava a João, porém não dizem que Ele o amava mais.
Quando lemos os Evangelhos entendemos que Jesus amava a todos os discípulos.
Jesus amava a Lázaro: "Disseram então os judeus: vede como o  amava"(João 11.36)
Jesus também amava o resto dos discípulos: "...como havia amado os Seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim"(Jo 13.1)
A declaração mais forte que Jesus fez acerca de Seu amor pelos discípulos, está em João 15.9.Veja que João continua  sendo uma  referência quando se fala do tema Amor de Deus.
Jesus disse aos seus discípulos:" Como o Pai me amou, assim também eu vos amei a vós;permanecei pois no meu Amor"
Prestemos atenção a esta declaração: "Como o Pai".Jesus está dizendo que o Amor que Ele sente pelos discípulos, é como o Amor que o Pai sente por Ele.

O Amor de Deus É Perfeito. É tão perfeito que não se pode mudar.Se fosse mutável, não seria perfeito.
Baseado nisso, podemos afirmar que o Amor que Jesus sentia por João era igual ao que sentia pelos outros discípulos. 
Então porque João fala tanto do Amor que Jesus sentia por Ele. As razões são simples, mas profundas. 
  • a)      João havia experimentado o Amor de Deus.
  • b)      João entendia o Amor de Deus
  • c)       João sentia-se seguro no Amor de Deus
  • d)      João se sentia amado por Jesus


 Ou seja, Ele percebia o Amor de Jesus.
Ele mesmo declarou: "Conhecemos o amor nisto: que Ele deu a sua vida por nós..."(1 Jo 3.16)
Muitas pessoas não sentem-se seguras no Amor de Deus, entendem de uma forma  superficial que Deus as ama , por isso seus corações não são preenchidos por esse amor.
Precisamos acreditar com o coração. 
O problema consiste em darmos atributos e limitações humanas ao Amor de Deus.
O amor de humanos, é na maioria das vezes condicional, "se você age de desta forma, então eu vou te amar, se você fizer  isto, então te amarei menos" .
O Amor de Deus é perfeito, é diferente do amor dos seres humanos.
Nenhuma boa obra, nenhuma disciplina de oração, ajuda, leitura bíblica, fará que Deus te ame mais.Igualmente, nenhum pecado, fará com que Deus te ame menos.
É óbvio que o pecado afeta nossa relação com Deus, porém Ele não deixa de te amar.
Sem dúvida alguma João procurava  uma relação maior com o Senhor do que o resto dos discípulos, e isso se dava ao quanto seguro se sentia João, em Seu Amor.
Não podemos ter uma boa relação com o Senhor, se não nos sentimos seguros, se não confiamos em Seu Amor.
Todos somos Discípulos amados!
Todos somos amados de Deus!

Autor: Jesus Adrian Romero
Tradução e Adaptação: Késia Acioly

3 comentários:

  1. Em oséias 11 , Deus retrata um a parcela deste amor para com israel , hj nós sabemos que Ele nem precisava demontrar este amos , mesmo assim Ele o fez ,e de uma forma estraordinaria , entregando seu filho rpor nós , mas ainda ha pessoa que veem isso tão distante , que só quando Deus interage com ela é que percebem , aos que sabem devemos nos aprofundar nisso dia a dia ...

    ResponderExcluir
  2. ola querida linda reflexão, que bom que somos amados de Deus, estou seguindo viu, abraços...obrigado pela cooperação...

    ResponderExcluir
  3. Amém amados!
    Obrigada por comentarem.Deus abençoe muito vocês!

    ResponderExcluir

Comente!