sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Nomes

Outro dia eu estava pensando no meu nome...
Indagava-me qual seria a imagem que se formava na mente das pessoas quando me chamavam ou faziam referência a mim, em uma ocasião qualquer. A partir daí comecei a imaginar que o nome que nos é atribuído representa muito mais do que uma simples diferenciação dos demais, no círculo social onde estamos inseridos.Ele está envolvido em uma caracterização individual da nossa personalidade, que inclui gostos, aspectos físicos próprios, etc. 
Mas você pode me perguntar: Quer dizer que pessoas que possuem nomes iguais possuem as mesmas características?
(Fonte Imagem: jornalismoantenado.blogspot.com)
É claro que não!Se assim fosse, aquelas que por acaso se chamassem Maria, seriam iguais por natureza.
Apesar de existir essa congruência entre nomes, existem fatores ligados à trajetória pessoal de cada um que são, de certa forma, determinantes das características individuais, apesar de o nome ser bastante conhecido.
Por exemplo: Quando você nasceu, ou mesmo antes,quando tiveram de escolher um nome, foram usados alguns critérios, para essa escolha. Talvez seu pai tenha sugerido um nome, e sua mãe não tenha concordado, por achar que este não "combinaria" contigo. E quem sabe ela não pensou em um nome que expressasse toda a sua beleza, ou singeleza, ou sua fisionomia.
Assim, todo esse cuidado na escolha do nome certo, envolvia sentimentos. Não simplesmente uma coisa habitual.
Assim, nosso nome é, aliado à cor dos nossos olhos, ao timbre da voz, um fator caracterizador de nosso próprio ser enquanto pessoa, que convive entre outras pessoas, de forma que quando se pronuncia um nome, mesmo sem querer, relembra-se aspectos da personalidade do indivíduo.
Quem se sente bem quando alguém esquece seu nome?Apesar de demonstrarem indiferença, no âmago, as pessoas não se sentem bem. Ou quem não prefere ser chamado pelo nome em vez de apelidos?Apesar de, muitas vezes estarmos acostumados com eles, quando se chama pelo nome, se expressa uma idéia de seriedade no tratamento, o que implica numa "consideração", ou valorização de nossa personalidade individual.
Quero ressaltar ainda que o significado do nome não diz muita coisa com o que você é ou deixa de ser.Existem inúmeros exemplos de pessoas que possuem significados indesejados, mas nem por isso deixam de ser bem sucedidas .Não digo, portanto, que os pais devam colocar qualquer tipo de nome nos filhos, mesmo que eles não possuam um bonito significado.Nesse caso, poderia ser uma fonte de ressentimentos, para a criança, quando esta atingir a fase adulta.
Portanto, se você se chama João, Ermelinda, Manoel, José, Vicente, Vitória, Maria, Aurélio, Marcos, Sebastiana, Antonia, Pedro,...
Valorize seu nome, ele é único, assim como você é único! 




P.S.: Em especial a amigo que não gosta do nome!(Risos)

4 comentários:

  1. achei lindo o que você se expressou e vi que o nome não significa a personalidade das pessoas mas mesmo assim quando era uma criança um adolecente eu pedia em oração para que quando eu tivesse um filho este se chamaria davi e o senhor por toda a misericordia me deu este presente e coloquei o nome do meu filho de davi
    ao qual nunca me deu nenhum problema na vida hoje ele e casado tem um filho que se chama guilherme este meu filho e professor de educação fisica não bebe não fuma e eu sou feliz pois tenho mais tres filhas todas casadas amem ate+
    felicidades a ti e aos seus familiares!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito linda essa história.
    Você foi um pai sábio e escolheu um nome Bíblico, um nome abençoador...
    Que a benção do Senhor, continue sobre você e a tua família, pois são muito especiais pra Deus!

    ResponderExcluir
  3. Me chamo David (Davi)e quando era criança tinha vergonha do meu nome... quando cresci e descobri o seu significado passei a valorizá-lo mais, principalmente porque ele remete às escrituras sagradas. Portanto, até nosso nome pode ser uma fonte de evangelização. É o que acontece comigo de vez em quando... parabéns pelo artigo Késia... aliás, seu nome é muito bonito!

    ResponderExcluir
  4. Oi David, obrigada!
    Seu nome também é bonito, inclusive pela adaptação ao Inglês.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Comente!